Grupos de dança de Helvetia

O grupo de dança folclórica é um exemplo da busca pela manutenção da cultura e da tradição suíça em Helvetia, e conta atualmente com grupos divididos por faixa etária, cujos trajes simbolizam e representam os diversos cantões da Suíça.

Originalmente o grupo era formado apenas por meninas, cujas danças eram coreografadas com passos de ballet. Hoje, já com mais de 30 anos de existência, os grupos dançam apenas coreografias praticadas na Suíça. As danças antigas, difundidas por séculos, também em Helvetia obedecem às mesmas tradições de nosso país de origem.

Atualmente há três grupos:

Rosatitti, formado pelos pequeninos, com idade até 6 anos, que encanta o público sempre que se apresenta, com a graça e delicadeza de seus dançarinos.

Heideblumen, com as crianças e adolescentes de Helvetia, que representam com muita alegria as danças de nosso país de origem.

Enzian, que representa a colônia em várias festas e eventos pelo estado, tendo integrantes que já dançam no grupo há quase 20 anos.

As músicas e as danças são ensinadas aos grupos por professores vindos da Suíça de tempos em tempos, o casal Anne Marie e Martin Wey, que reúnem todos os dançarinos para que as novas danças e os velhos costumes sejam repassados. A partir daí, com ensaios semanais, as danças são cada vez mais aperfeiçoadas e se tornam verdadeiras celebrações de cultura e beleza, que são mostradas ao público nas apresentações dos grupos.