Famílias

As famílias dos imigrantes suíços se multiplicaram e hoje muitos procuram saber quem foram seus pais, avós. Apresentamos aqui todas as famílias de helvetianos que migraram a partir de 1854.

Família dos Fundadores de Helvetia

 As quatro famílias dos fundadores da Colônia : Ambiel, Amstalden, Bannwart e

Wolf.

Famílias de imigração anterior e posterior à Fundação

 As famílias dos que imigraram a partir de 1854 divididas em parte I e II.

Brasões

 Os brasões que representam e simbolizam as famílias desde a Idade Média.

Alguns critérios para da pesquisa:

Durante muitos  anos os casamentos realizavam-se, na sua maioria, dentro das próprias famílias dos imigrantes, estreitando-se cada vez mais os laços de parentesco entre eles. Podemos observar isto através do quadro das famílias .

Como processo natural de mudança, começou a haver maior abertura, e hoje não há mais restrições quanto aos casamentos com brasileiros ou com descendentes de outras nacionalidades,o que pode ser comprovado através da variedade de sobrenomes na relação nominal  dos pesquisados.

Algumas  observações quanto aos critérios adotados para a elaboração do quadro das famílias:

  1. tomamos um casal imigrante como referência e, sempre que foi possível, o casal mais antigo que emigrou da Suíça;
  2. do casal de referência, relacionamos os filhos casados: imigrantes ou já nascidos no Brasil; falecidos ou vivos, cuja descendência é abrangida pela pesquisa e os filhos solteiros vivos. Adotamos tal critério para facilitar a identificação da descendência e para demonstrar o universo atingido pela pesquisa;
  3. considerando que a grafia dos nomes: prenome e sobrenome, nos formulários preenchidos, não era uniforme, adotamos a seguinte norma: para sobrenome, a forma original suíça e para prenome, respeitando a influência brasileira, em português, grafia que, com raras exceções, predominou nos formulários;